Na Dinâmica o Professor tem o papel de Orientador e como tal, é fundamental que domine alguns passos importantes sobre ela.
- Deve conhecer todos os passos da dinâmica para
aplicá-la com segurança;
Quando isto não acontece a aula perde o ritmo e a atividade que era para quebrar o gelo, acaba por desintegrar a turma. - Deve-se ter clareza de aonde se quer chegar, qual o
objetivo e a função da dinâmica dentro do processo a ser desenvolvido,
entendendo-a como um instrumento.
Infelizmente muitos orientadores não sabem para que serve a dinâmica, acha que ela pode ser o objetivo da aula e assim, perde-se também o foco da matéria separada para o dia. - A Dinâmica tem por finalidade, possibilitar um clima de espontaneidade em que os participantes sintam-se livres e à vontade para participar da experiência feita.
- Conhecer bem a turma para que possa perceber o nível de relações e entendimento, pois nem toda dinâmica se adapta bem a qualquer grupo. Ela pode ser um instrumento enriquecedor se for bem utilizada e se o grupo estiver em condições de vivenciá-la. Mas se não for bem executada, atrapalha a unidade do grupo.
- Saber observar as expressões corporais, sobretudo
as expressões faciais dos participantes no decorrer da dinâmica, para valorizar
os sentimentos e reações de cada um.
Isto ajuda a perceber se a classe está cooperando ou se perdeu o interesse. - Qualquer que seja o resultado alcançado com uma dinâmica, ele é o objeto da reflexão e da aprendizagem, pois dinâmica não tem resultado errado.
- As dinâmicas podem ser adaptadas de acordo
com a realidade e o tamanho do grupo. E não se esqueça de que a preparação da
dinâmica já é uma dinâmica a ser refletida e avaliada.
Adaptado de Almanaque de Dinâmica
De Eliseu de Oliveira Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá amigos,
Graça e Paz da parte do Senhor.
Este espaço é para seus comentários. É livre para anônimos, mas pedimos que deixe seu nome e, querendo alguma informação, entre em contato conosco por e-mail
Ser Cristão Criança
Elisabeth