IP Casa de Oração - Rua Moreira Neto, 283 - Guaianases - São Paulo

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Preparar uma aula eficiente

Preparando aula de forma Eficiente

Elisabeth Lorena Alves

Quando pegamos uma classe na Igreja, geralmente não sabemos ao certo como vai ser. Muitas vezes não conhecemos a classe e nem sabemos em que pé está o acompanhamento das crianças. O melhor meio é preparar pelo menos duas histórias diferentes e que prendam a atenção de todos.
Na primeira aula, apresente-se e conheça os alunos e. Claro, use sua história previamente preparada.
Agora, crie um hábito de estudo. Aqui vão algumas dicas, que eu mesma sigo. Aprendi a duras penas que se perder o ritmo de preparo de aula e estudo, o prejuízo será da classe sempre e da Obra do Senhor
Vamos as dicas?
  • Primeiro ore.
  • Reserve um horário específico para estudar o tema que irá desenvolver .
  • Ter um ambiente agradável, de preferência silencioso, ventilado, limpo, de forma que possa trabalhar sem interferência exterior.
  • Não estude no mesmo lugar que descansa. Obviamente se estiver preparando aula na cama, o sono virá, se for em frente a Televisão, ela vai prender tua atenção. Nada de sofá! Para estudar a matéria que irá passar aos alunos, você precisa priorizar a concentração e o conforto. Sempre.
  • Estude cada dia um pouco. Isto faz com que o tema esteja sempre próximo de sua memória e seu trabalho será eficiente.
  • Nada de trabalhar em um ambiente bagunçado. O desconforto visual interfere na sua percepção e a bagunça atrapalha seu entendimento imediato.
  • Use livros específicos para pesquisa. E nunca esqueça de preparar a aula, pensando na idade das crianças que são assistidas por você.
  • Use palavras de fácil compreensão, mas introduza novos vocábulos ao cotidiano de sua classe. E isto deve ser pensado durante o preparo da aula, pois você poderá contextualizar de forma que cada criança entenda.
  • Arrume o material de trabalho.
  • Mantenha seu material arrumado. Ao terminar de preparar a aula, guarde junto os materiais que pretende usar com a classe. Isto faz parte da organização.
  • Ore sempre, antes, durante e depois de preparar sua aula.


Elisabeth Lorena Alves

domingo, 22 de julho de 2012

Comunicação - Seja Clara - com Tirinha

Olá amados!
Como já dissemos antes, seja clara enquanto fala com uma criança.
Ensine que orar significa falar com Deus, mas que é algo que fazemos com fé e explique que fé é como esperar um presente no Natal. Não sabemos como ele virá, mas sabemos que ele vem. É claro que você não vai poder explicar isto para crianças que não recebem presentes. Por este motivo, ao preparar a sua aula, ore, para que Deus abra seu entendimento e não venha a cometer erros que possam prejudicar todo o seu trabalho.
Abração
Elisabeth.



Tirinha